terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Captei a Capitu, mas quem não captou eu capto também...

Muito tem se falado a respeito do seriado (ou melhor, da "microsserie" Capitu, da Rede Globo). Por um lado, as críticas caem em cima pelo fato do seriado ser um tanto exclusivista, intelectual e etc. Por outro, há os artistas que exaltam a obra, ao dizer que a TV Brasileira (aberta) precisa de mais obras do gênero.
Bem, não caio nem de um lado nem do outro. Entendo ambos.
Em primeiro lugar, de fato, o brasileiro não está equipado com elementos intelectuais para compreender uma obra com tanta simbologia como tem "Capitu". Definitivamente, não é uma obra 'realista'. Apenas simbólica. O diretor, produtor, e demais responsáveis pela microssérie optaram pelo exagero, pela "caricaturização" dos personagens, pela "farsa" (se me permitem colocar). Porém, isso tampouco é equivocado numa mídia como a TV, que se lameia de obras realistas (como telenovelas em que jovens, ao invés de assistirem aulas, ficam fofocando em suas carteiras).
Entretanto, é preciso entender que não temos recursos para compreender uma obra que "fuja" tanto da realidade. Aqui, quando coloco nós, tento me igualar à maioria das pessoas que não têm acesso a tantas obras que não sejam exatamente realistas. A característica da TV de expor a "realidade" deveria ser mais questionada na própria TV. Isso não acontece. Por isso, vejo que a raíz é mais funda que uma superficial discussão sobre uma minissérie X, Y ou Z.
Agora, sobre a minissérie em si, concordo com as críticas a respeito do ator que representa o jovem Bentinho. Ele, apesar de esforçar-se muito, chegou a ser irritante em alguns momentos. No entanto, acredito que a belíssima direção dos atores, com cenas memoráveis, desenhos de ações dos personagens incrívelmente pensados, aliados a uma ótimo figurino, cenário e sonoplastia superem o detalhe. Além disso, a ótima representação do ator que faz o "velho" Bentinho também surpreende, com tamanha verdade e ironia na expressão dos sentimentos.
Por isso, vejo que tudo deve ser pensado. Devemos agir de forma a produzir mais conteúdos que exponham a população brasileira à reflexão, à representação e à crítica. Assim, quem sabe, teremos um país mais preparado para receber uma minissérie do porte de "Capítu".

INFANTICÍDIO!?

Atualmente, vejo muita TV. Não por gosto, mas por que sou praticamente obrigado a fazê-lo: por necessidade de trabalho, por que gosto e até mesmo por que fui criado assim. Tenho necessidade de informação urgente! Por isso, vejo tanta TV.
Mas seria hipócrita se não dissesse que também é por prazer, e que eu, portanto, necessito desse ciclo vicioso e viciado que é a tevê!
Bom, mas o que percebo hoje é que os jornais estão, praticamente, dedicando um espaço integralmente para falar da morte de bebês e crianças. Meu Deus! Será que estamos nos tempos da barbárie!? Enquanto isso, o jornalismo sensacionalista lucra, e lucra, e lucra...
Pensei que nunca veria coisa pior depois de bem mais de um mês de apenas Caso Isabela, Caso Isabela,Caso Isabela... Mas não. Depois de passar a onda, vieram outras, e outras e outras...
É perceptível que o ser humano é sanguinário, sanguinolento e adora um pouco de desgraça alheia de café-da-manhã. Vide o trânsito que se forma uma rua ou rodovia por exemplo quando acontece um acidente fatal de trânsito. As pessoas PRECISAM ver o que aconteceu, com quem, como está, em que situação, com que necessidades...
Chega! Vamos pensar positivo e olhar para o futuro! Eu sei que nem sempre a vida da gente é um mar de rosas. Mas, se nem sempre é assim, vamos fazer a nossa parte para manter vivo esse belo jardim!

Curta e grossa!

Hoje, resolvi passear os meus olhares por volta de um eletrodoméstico que comporta um monte de imagenzinhas. Não que sejam, exatamente, vinte e quatro quadros por segundo, mas apenas a vida refletida nas lentes de uma câmera. Eis que me dei conta do seguinte:
- Nada mais vejo do que mais do que já vi!
- Tudo o que é exibido enquanto conteúdo jornalístico não passa de um monte de sensacionalismo!
- Não preciso pensar diante desse simples aparelho... doméstico?
Bom, essas, entre tantas conclusões, me fazem pensar o que eu já pensava a muito tempo: é preciso melhorar o conteúdo da TV brasileira.
Somos vítimas, todos os dias, de produtos prontos. Penso que a evolução da TV nada mais seja do que a evolução da ciência. Evolução? Até que ponto?
Se hoje temos a TV digital, afinal de contas, podemos nos gabar dela? Ou nada mais é que um monte de melhorias técnicas a fim de acentuar ainda mais a diferença social?
Enquanto não dos dermos conta de que a desigualdade está na falta de acesso das classes menos favorecidas, e que a solução é a educação de qualidade para todos e em todos os âmbitos, permaneceremos intáctos diante desse inovensivo eletrodoméstico.
Eu continuo sendo alienado. E você?

Sobre o Record News...

Não podia deixar de postar sobre isso... Eu fico muito feliz que a Rede Record tenha lançado o seu canal de notícias 24 horas por dia... Naturalmente, era uma tendência ao passo que a Globo e a Band já tem os seus próprios canais... Sem contar que informação é um produto consumido diariamente por nós, seres humanos... Outro fato importante é que, além de trazer diversos empregos na área e afins, esse novo canal pode abrir novas possibilidades de jornalismo na tv (não seguindo tão somente o Jornal Nacional da TV Globo). Além disso, o jornalismo da Rede Record já era de uma qualidade muito boa, o que aumenta a expectativa neste novo canal. Gostei de saber também da estratégia mercadológica por eles utilizada: substituir o sinal da Rede Mulher para não ter problemas com a TV a cabo. Assim, evidentemente, as outras emissoras terão de se mexer, e isso ampliará os horizontes do jornalismo no Brasil.
É isso aí, vamos assistir e ficar ligado em como será este novo veículo de comunicação.

Prelúdio, prólogo ou primeira postatem...

Não, caro leitor. Esta postagem não tem nada de mais. É apenas uma forma de manter e criar este blog. Aguardo vocês sempre por aqui.

Abraços.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Problemas técnicos

Devido a problemas técnicos este blog foi deletado e agora está sendo reativado.
Agradeço a compreensão de todos!